segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Antes de optar pelo empreendedorismo analise: você é mais ovelha ou mais lobo? - notícias - Estadão PME – Pequenas e Médias Empresas

Antes de optar pelo empreendedorismo analise: você é mais ovelha ou mais lobo? - notícias - Estadão PME – Pequenas e Médias Empresas


ESTADÃO PME » INFORMAÇÃO » NOTÍCIAS

Livro| 14 de outubro de 2012 | 10h 25

Antes de optar pelo empreendedorismo analise: você é mais ovelha ou mais lobo?

Autor do livro Felicidade S.A. aconselha o profissional a avaliar seu perfil antes de começar a empreender
ESTADÃO PME    

Divulgação
Divulgação
Para Alexandre Teixeira, é preciso pensar antes de decidir
 Muita gente acha que o caminho para a felicidade está no empreendedorismo. Mas não é bem assim. A opinião é de Alexandre Teixeira, que acabou de lançar o livro ‘Felicidade S.A. – Por que a satisfação com o trabalho é a utopia possível para o século 21’.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
“É comum uma pessoa que está se sentindo esgotada por excesso de trabalho, e não concorda ou não vê sentido nesse ambiente, abrir um negócio achando que vai trabalhar menos. Isso não é verdade. Os empreendedores tendem a trabalhar mais que os assalariados”, destaca.
Em geral, essa insatisfação alta leva o profissional a apostar no negócio próprio, sem que, necessariamente, aquilo seja realmente uma vocação. “O empreendedorismo, assim, pode até virar um foco de infelicidade”, alerta Teixeira.
A dica do autor para quem está em dúvida é fazer um esforço para descobrir como gosta de trabalhar. “Uma analogia, que não é minha, diz que no mundo do trabalho tem gente que é mais ovelha ou mais lobo”, diz. 
Ele explica que ovelha é a pessoa que rende mais em grupo e adapta-se ao ambiente de trabalho mais rígido. Já a figura do lobo é usada para caracterizar o profissional cujo perfil é mais solitário, e que por isso acha o emprego chato e rende mais como empreendedor.
“Não acho que tem um jeito certo ou errado de trabalhar. O que eu acho é que tem bons e maus casamentos entre perfis de profissionais e organizações. O importante é conhecer bastante o seu perfil e onde tem mais chance de ser mais feliz.”

Teixeira lançou recentemente o livro Felicidade S.A.
Editora: Arquipélago
Páginas: 288
Preço: R$ 45 (À venda nas principais livrarias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário