quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sete fatores para obter resultados fantásticos em equipes

COMO FORMAR EQUIPES EFICIENTES 

PRIMEIRA LIÇÃO: SAIBA EXATAMENTE POR QUE O TIME É NECESSÁRIO. MUITAS VEZES UMA SÓ PESSOA DÁ CONTA DO RECADO


Enviar por e-mail
|
Imprimir
Khoi Tu (Foto: Divulgação)
Em seu novo livro (Supertimes, a ser lançado no Brasil este mês), o consultor britânico Khoi Tu aponta sete fatores que levam uma equipe a ter resultados extraordinários. Acompanhe alguns deles:
Quais os principais erros cometidos na formação de times? O primeiro é não saber por que o time é necessário. Só faz sentido criar um grupo se a tarefa não puder ser executada por uma pessoa. O segundo erro é que muitos líderes constroem um time à imagem deles. É preciso ter pessoas com diferentes atitudes e habilidades.

Como escolher as pessoas certas? Além de comprovar suas habilidades, uma dica é criar um processo seletivo que coloque o candidato em uma situação o mais parecida possível com o que ele vai enfrentar na prática.
Qual o papel do líder? Líderes precisam flutuar entre os estilos controlador, treinador, consultor e colaborador. O controlador exerce autoridade na fase de formação do grupo e nas horas de decisões rápidas. O treinador prepara para o desafio, reforçando o potencial individual e do grupo. O consultor se abre a opiniões, ajuda o time a descobrir e se responsabilizar por seus próprios pontos de vista. O líder colaborador sabe se afastar no momento em que a equipe já voa sozinha. É quando entrega o controle remoto para o time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário