Alguns erros que passam despercebidos pela maioria dos empresários podem representar a estagnação do negócio. Certas vezes, o problema está nos colaboradores que impedem o crescimento, outras, porém, o erro está na gestão, que acaba gastando mais que arrecadando. Para Fernando Macedo, especialista em redução de gastos da Expense Reduction Analysts, existem diversos modos de saber se algo está errado nas contas da empresa, seja por gastos excessivos ou até se algum funcionário está levando “comissão por fora”. Confira a seguir 5 dicas dos erros mais comuns das empresas que impedem seu próprio desenvolvimento
PRIMEIRA LIÇÃO: SAIBA EXATAMENTE POR QUE O TIME É NECESSÁRIO. MUITAS VEZES UMA SÓ PESSOA DÁ CONTA DO RECADO
|
Em seu novo livro (Supertimes, a ser lançado no Brasil este mês), o consultor britânico Khoi Tu aponta sete fatores que levam uma equipe a ter resultados extraordinários. Acompanhe alguns deles:
Quais os principais erros cometidos na formação de times? O primeiro é não saber por que o time é necessário. Só faz sentido criar um grupo se a tarefa não puder ser executada por uma pessoa. O segundo erro é que muitos líderes constroem um time à imagem deles. É preciso ter pessoas com diferentes atitudes e habilidades.
Como escolher as pessoas certas? Além de comprovar suas habilidades, uma dica é criar um processo seletivo que coloque o candidato em uma situação o mais parecida possível com o que ele vai enfrentar na prática.
Qual o papel do líder? Líderes precisam flutuar entre os estilos controlador, treinador, consultor e colaborador. O controlador exerce autoridade na fase de formação do grupo e nas horas de decisões rápidas. O treinador prepara para o desafio, reforçando o potencial individual e do grupo. O consultor se abre a opiniões, ajuda o time a descobrir e se responsabilizar por seus próprios pontos de vista. O líder colaborador sabe se afastar no momento em que a equipe já voa sozinha. É quando entrega o controle remoto para o time.